Qual o calçado certo para uma aventura?

     Minha idéia nesse texto não é dar uma receita infalível de qual bota usar em suas aventuras. Também não quero fazer propaganda de nenhuma marca ou fabricante! Eu e minha equipe vamos usar a nossa experiência e lhe mostrar o que fazer para aproveitar ao máximo sua aventura.
     Considero o tipo de calçado o item mais importante da sua aventura, visto que se houver um problema com ele você talvez nem chegue ao local desejado para iniciar sua trip!
 
Vamos primeiro ao que não usar!!!
 
Botas militares
 
Esse tipo de calçado embora robusto e feito para aguentar uma guerra não foi feito para trilhas na natureza. Geralmente feitas em couro e lona não são calçados a prova d'água. Ao molhar esses calçados e até mesmo a umidade do seu próprio pé irá fazer com que essas botas encharquem tornando-as um peso a mais. O fato de manter o pé úmido irá propiciar o aparecimento de bolhas mais rápido que você imagina!
Com o aparecimento de novas tecnologias é possível encontrar botas militares muito boas. Com sistemas dry ( não entra água) tecnologia Goretex e similares. Essas novas botas aguentariam trilhas muito bem, mas não foram feitas especificamente para este tipo de atividade e o preço é bem superior as antigas militares
Bota Tática da marca Nômade
embora ela possua tecnologias dry, não é aconselhada para trilhas.
Valor médio: 350,00
Botas militares. Péssimas para atividades outdoor! Valor médio: 150,00
Tênis comum
 
Se o seu objetivo é uma trilha seca, sem grandes obstáculos e sem umidade até da para encarar. Todo mundo tem um tênis velho que não se importaria de colocar na trilha.
Mas alguns cuidados devem ser observados. Esse tipo de sapato não oferecerá a proteção necessária ao seu pé. Uma pisada em falso em um pedra e você pode ter acabado com o final de semana. Os tênis comuns também vão manter seu pé úmido. E é provável que você fique sem a sola do tênis em alguma triha mais acidentada.
Tênis após encarar uma trilha com muitas pedras e água.
Falsos calçados para trilha
 
Se você chegar nas lojas de calçados de um shopping com certeza você irá achar nas prateleiras algumas marcas que vendem produtos para atividades outdoor. Muito cuidado! Esses calçados embora pareçam robustos não possuem tecnologia para proteger seus pés. O preço lhe dirá, ja que calçados com tecnologia serão bem mais caros.
 
O calçado ideal
 
Não existe um calçado milagroso, embora alguns cheguem perto dessa posição.
Você deverá saber algumas coisas sobre bons calçados de trilhas.
 
- Não são baratos! Não espere comprar um bom calçado por 200,00! calçados que possuem tecnologia para manter seu pé seco, solado aderente e resistentes costumam custar caro.
 
- A tecnologia está ao nosso favor! Os calçados mais modernos possuem membranas que permitem que seu pé se mantenha seco. Isso mesmo! Fique parado em uma poça (desde que a agua não entre por cima) e você não sentirá uma gota de água entrando.
 
- A tecnologia Goretex ( e outras similares) não permitirá entrada de água e ainda fará com que a úmidade de seu pé seja colocada para fora. Mantendo seu pé seco e confortável.
 
- O material usado pelo lado externo conta muito... cordura, cordura com Kevlar, couro hidrofugado, etc.
 
- Nunca encare uma trilha sem antes ter amaciado sua bota! USe-a antes para ir ao trabalho, para trilhas curtas. Isso evitará a formação de bolhas e machucados.
 
- Meias são o complemento de um bom calçado! Usar duas meias, meias para trekking, e de tecido sintético respiráveis são a melhor opção para atividades outdoor.
 
Botas de Cano "alto"
 
Falo em botas de cano alto por que o cano da bota é um pouco maior que um tênis comum e menor que uma bota militar. Eu uso somente este tipo de calçado em aventuras. A experiência vai lhe mostrar que proteger os tornozelos contra torções em terrenos pedregosos é muito importante.
Sempre busque botas com tecnologias Dry (sistema goretex e similares)
 
Seguem alguns exemplos:
 
 
 
Bota wing sky II da marca Salomon. 
Esta é a bota que uso atualmente. Recentemente aguentou 15 dias na montanha e o terreno ruim na aproximação do cerro Tronador na Argentina. È leve, é robusta e possui tecnologia goretex.
Valor médio: 600,00
Bota Tronador da marca nacional Snake. Solado Vibram (conforto e absorção de impacto), 100% impermeável e respirável.
valor médio: 600,00
Bota Titã da marca nacional Vento by Nômade. Tecnologia climatex, solado Vibran. 100% impermeável.
Valor médio: 450,00
A La Sportiva é uma empresa Italiana, uma das maiores e mais conceituadas empresas de equipamentos outdoor do mundo. Seus calçados são sinônimos de durabilidade e conforto! Essa é a Garnet GTX.
Valor médio: 700,00
Custo x Benefício
 
   Se você ainda não usou essas botas e ou ainda esta montando seu equipamento de aventura talvez ache os valores absurdamente caros para um calçado. Os valores realmente não são convidativos, mas ao saber que seus pés estarão protegidos, secos e você não ficará empenhado sem a sola no meio de uma trilha o valor não importará muito.
 
   Essas botas são duráveis e as vezes até intermináveis dependendo do seu uso. Alguns fabricantes posuem garantia vitalícia! 
   Muitas botas podem ser enviadas as fábricas para troca de solado, cadarços, etc por um preço muito acessível!
 
 
 
Esta é uma Bota da marca Snake comprada em 2009. Utilizada na Patagônia Argentina, Trilhas, Canyons, Cachoeirismo, Rapel, etc. Ainda hoje mantém sua impermeabilidade intacta. Parte externa em perfeitas condições. 
  Você só será 100% satisfeito com um calçado após testar muitos modelos e marcas e isso pode levar alguns anos. Mas as dicas que deixamos aqui vão lhe ajudar e muito na hora da escolha, principalmente para não ter problemas.
 
  Pesquise bastante e tente adequar uma boa opção ao seu bolso! Vá nas lojas, experimente diversos modelos e escolha um fiel companheiro para suas trips.
 
Boas Aventuras
 
Texto por Vagner Fagundes
 
 
Links: 
 
http://www.snake.com.br/
 
http://www.salomon.com/br/
 
http://botasvento.com.br/
 
http://www.lasportiva.com/val-di-fiemme-trentino.html
© Trilhas do Sul Todos os Direitos Reservados                CNPJ 21.498.198/0001-55                Contato: trilhasdosulaventura@gmail.com